Olá pessoal,

Aqui é Rafael Bravo, professor e fundador do Curso Clique Juris, onde oriento alunos através do serviço de estudos dirigidos para carreiras jurídicas!

Ao longo dos meus 6 anos orientado alunos para os concursos públicos, sempre percebi que o tempo que iremos nos dedicar estudando para concursos até conquistar a sonhada aprovação pode ser mais curto ou um pouco mais duradouro, a depender de como iniciamos nossa caminhada!

Quem estuda para concursos e/ou conhece amigos concursandos que já foram aprovados sabe que bons candidatos conseguem a aprovação em 1 ano e meio ou 2 anos de estudos, enquanto que outros bons concursandos demoram um pouco mais para alcançar o resultado desejado.

A diferença em relação ao tempo de estudos que o concursando precisará despender para passar no concurso possui, como um dos fatores, como o mesmo irá iniciar sua preparação e o foco que ele tem no início dos estudos!

Se você começa bem, com uma boa estratégia, focado e determinado a estudar e alcançar o resultado de forma mais rápida possível, ótimo! Esse é o melhor cenário.

Pensando em passar uma dica útil para vocês que se preparam para concursos, resolvi escrever essa postagem, que é inspirada em um vídeo que fiz no instagram (@cursocliquejuris), para que o concursando possa se organizar desde o início e começar com o pé direito!

Antes de você sair comprando livros, se inscrevendo em cursinhos de reta final, busque avaliar os seus conhecimentos e entender em que patamar você está! Se você é iniciante e ainda precisa formar uma boa base de estudos ou se você já se encontra em um nível intermediário.

Por isso, o 1º passo para sua preparação, a meu ver, deve ser estudar uma prova antiga do concurso que você deseja!

Se você deseja passar para a carreira de Defensor, baixe na internet uma prova antiga, de 2019, da FCC ou CEBRASPE, e faça em casa, cronometrando seu tempo em 4 ou 5 horas, para responder todas as questões.

E o mais importante: depois que fizer a prova em casa, simulando o dia do concurso, CORRIJA suas questões, veja aonde você está errando, quantas questões você acertou e errou de cada disciplina, quais pontos das matérias você errou!!

Isso é muito importante para ter conhecimento sobre como está sua preparação, quanto falta para você alcançar o seu objetivo e qual é a dificuldade que deverá enfrentar para estudar para a carreira desejada!

Temos que começar nossa caminhada de forma consciente, sabendo que a preparação para estudos é um desafio, mas é um desafio possível de ser vencido e que basta nos prepararmos com estratégia e foco no que é necessário!!

Vamos ao nível de conhecimento que você pode apresentar fazendo esse 1º passo:

1 – Acertou aproximadamente 50% a 55% da prova ou menos – nível iniciante: você talvez precise montar uma base de conhecimento, com bons materiais, talvez assistir um curso de vídeo-aulas e montar seus cadernos, criar uma base sólida para avançar nos concursos.

 

2 – Acertou 60% a 65% da prova – você está no nível intermediário – você já tem uma base razoável, mas precisa revisar seus materiais, verificar se tem algum material que você utiliza que é deficitário (resumo incompleto, caderno defasado, etc) e reveja sua estratégia de estudos para melhorar sua base um pouco mais e acertar mais questões.

 

3 – Acertou 70% a 75% da prova – nível avançado – você já tem uma base boa de estudos, já treinou muitas questões e agora é ver o que está errando, identificar os pontos de fragilidade no seu conhecimento para revisar matérias e conteúdos e aumentar seu nível de acertos para chegar na 2ª fase.

 

Cabe destacar também que, fazendo uma prova antiga, podemos entender melhor como as bancas de concurso funcionam, quantas questões são cobradas de cada disciplina, quais matérias possuem maior peso, quais artigos da legislação são alvos de questões, dentre outras informações que podem dar mais consciência para o candidato sobre como proceder na sua preparação!

Portanto, se você se formou agora na faculdade e quer começar a estudar ou já é formado mas deseja ingressar no mundo dos concursos públicos e conquistar a sua aprovação, antes de sair correndo a esmo sem estratégia sobre o que fazer, faça uma prova antiga em casa, entenda como você está no momento e como está o seu conhecimento, qual o tamanho do seu desafio.

Quanto mais informações tivermos, melhor será o seu início no seu planejamento para se preparar para as provas!

Espero que curtam a postagem! Essa é uma primeira de outras postagens que preparei sobre como organizar sua preparação para concursos! Em breve teremos outros passos sobre como se organizar e estudar de forma focada e com objetividade aqui no blog!

Desejo a todos sucesso e bom estudos!

Rafael Bravo

Instagram com dicas: @rafaelbravog e @cursocliquejuris

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+
The following two tabs change content below.
Defensor Público Federal, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mestre em Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado pela PUC-Rio, membro suplente da Banca de Direito Penal, Processo Penal e Penal Militar do 5º Concurso Público para ingresso na carreira de Defensor Público Federal - DPU/2015. Foi aprovado aos 24 anos, com apenas um ano de estudos no concurso da DPU em 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *