Pela professora Emília Costa

Olá queridas e queridos!

Como estão os estudos? Espero que estejam todos animados a fazer de 2017 o ano da aprovação!

Hoje quero falar sobre quando começar a fazer provas!

As questões são: comecei a estudar agora; ainda não conclui o edital do concurso; não me sinto preparado(a) para fazer provas nesse momento; vou esperar o próximo concurso, pois tenho certeza de que nesse eu não passo… se identificou?

Se sim, é para você que eu tenho algumas palavras.

Minha sugestão: comece a fazer provas agora! Isso mesmo! Ainda que você tenha começado a estudar a pouco tempo. Fazer provas é um momento de grande aprendizado.

VAMOS AS DICAS!

  1. APROVEITE OS CONCURSOS QUE ABRIREM NO SEU ESTADO OU NO ESTADO VIZINHO PARA “PEGAR RITMO DE PROVA”

Fazer provas requer um investimento financeiro – inscrição, transporte, estadia (se for fora do seu domicílio), alimentação.

Assim, se você quer ser analista do TRT e abriu concurso para o TRF da sua região, TRT do estado vizinho, TJ do seu estado, MPU, aproveite que são concursos com mais baixo custo para você e que cobram matérias que você está estudando e se inscreva.

Você vai ter a oportunidade de testar seus conhecimentos nas matérias estudadas, se ambientar com local de prova, fiscais, procedimentos na hora da prova, administração do tempo e, quem sabe, passar no concurso.

Se você começou a estudar a pouco tempo, acredito que não vale a pena sair viajando pelo Brasil, a não ser que tenha o cunho de lazer também. Todavia, você não pode perder a oportunidade de fazer as provas que estão sendo realizadas “em casa”.

  1. FAÇA PROVAS DA MESMA BANCA DO SEU CONCURSO

Já sabendo que tradicionalmente o seu concurso é realizado pela banca “X”, você deve procurar fazer provas da mesma banca, mesmo que para cargo diverso do seu.

Vamos ao exemplo do candidato que quer ser analista do TRT. Imaginemos que abre o concurso para juiz do trabalho no seu estado com a mesma banca esperada para o concurso de analista. Não tenha dúvida, se inscreva!

Quanto mais você fizer provas da mesma banca, mais conhecimento do examinador você vai obter. Você acabará internalizando a forma de perguntar, que artifícios são usados para confundir o candidato, como a resposta correta é redigida.

Chegará ao ponto de seus chutes terem uma enorme chance de acerto, tamanha a sua familiaridade com a banca. Pode acreditar! Falo com a experiência de quem acertou as cinco questões de medicina legal do concurso do MP sem ter estudado nada (a não ser sete anos antes na faculdade).

  1. TENHA UM OBJETIVO A CURTO PRAZO

Muitas vezes o concurso que é seu objetivo final ainda demorará um tempo para se realizar novamente, o que pode te desanimar. Dessa forma, é importante ter objetivos de curto prazo para animar os estudos.

Sem se desviar do seu edital, sugiro que se inscreva em concursos abertos e correlatos ao cargo que você almeja.

Quando estiver chegando perto da prova, tire alguns dias para dar uma olhada naquelas matérias cobradas exclusivamente no concurso e vá fazer a prova.

Agora uma DICA MUITO IMPORTANTE!

Quando sair o gabarito, refaça a prova! Pesquise as respostas corretas! Dificilmente você se esquecerá do que foi cobrado naquela prova. É uma oportunidade única de fixar a matéria!

Boas provas!

Se gostou do post, compartilhe com seus amigos! Deixe seu comentário/sugestão/crítica!

 

Emília Costa

Defensora Pública Federal

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+
The following two tabs change content below.
Defensor Público Federal, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mestre em Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado pela PUC-Rio, membro suplente da Banca de Direito Penal, Processo Penal e Penal Militar do 5º Concurso Público para ingresso na carreira de Defensor Público Federal - DPU/2015. Foi aprovado aos 24 anos, com apenas um ano de estudos no concurso da DPU em 2010.

Latest posts by Rafael Bravo (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *