Olá caros leitores!

Aqui é Rafael Bravo, Defensor Federal, editor do blog e professor do Curso Clique Juris  e Coach para concursos.

Desejo a todos uma excelente semana de estudos! Foco e determinação que a aprovação se aproxima!

Hoje gostaria de passar para vocês uma questão que muitos alunos me perguntam através do e-mail. O tema de hoje é a importância de estudar legislação nas provas de concurso! Esse post é em homenagem ao Dia da Lei J – Dia 10 de julho! rsrs

A esmagadora maioria dos alunos que estudam com foco para os concursos costumam dedicar grande parte do seu tempo, quando não exclusivamente, para o estudo de doutrina, lendo livros adotados para concursos como Pedro Lenza, Ricardo Alexandre, Tartuce, dentre outras obras de peso, que contam com mais de 2 mil páginas.

Primeiro gostaria de destacar que não tenho nada contra os livros de doutrina. Pelo contrário, admiro os professores que citei aqui, dentre outros. As obras são boas e muito completas, tanto que são adotadas por vários concurseiros. Claro que livro é questão de gosto pessoal, de se identificar com a leitura e ver qual obra é a mais didática para estudar.

O que quero tratar aqui é: Será que vale a pena ler todos esses livros para me preparar uma primeira fase? Qual a proporção que a prova possui entre questões doutrinárias e questões que envolvem letra da lei.

Ao longo do tempo, vejo que em diversas provas para MP, Defensoria e Magistratura, o conhecimento de legislação seca tem sido mais cobrado em prova, sendo que em alguns certames 60 a 70% da prova exigiu conhecimento da letra da lei e de uma súmula ou julgado dos últimos informativos.

Por outro lado, vejo que vários concurseiros que focam muito em doutrina não conseguem passar da 1ª fase dos concursos, julgando que não lerem todo o livro e por isso não tiveram um bom resultado.

Nesse sentido, para aqueles alunos que não conseguem alcançar o resultado desejado e que focam mais no estudo de doutrina eu sugiro: foquem seus estudos durante um ou dois meses apenas na leitura da legislação!

Pegue o edital do concurso do seu interesse e disseque ele! Veja as leis, tratados internacionais, convenções que são cobradas e faça uma lista por matéria!

Exemplo: Leis Penais extravagantes

  • Lei de drogas
  • Estatuto do Desarmamento
  • Lei de Crimes Tributários
  • Lei 12.850/2013

[…]

E por ai vai pessoal! Faça com todas as disciplinas e foque, no começo, pela leitura da Constituição, do CPC, Código Civil, Código Penal e CPP. Na medida que você for terminando uma lei, insira outra legislação no lugar, para que no final de 2 ou 3 meses você tenha lido todas as legislações principais (grandes códigos) e, ao menos, boa parte das leis extravagantes.

Essa mudança de estratégia temporária pode ser o “pulo do gato” para você acertar mais questões na prova e ir para a 2ª fase, por exemplo.

Rafael, e como eu faço para ler a legislação? Leio na internet?

Tente priorizar o seu vade mecum, pois é com ele que você vai fazer as provas discursivas. Quanto mais manusear o seu material, mais fácil será no dia da prova para identificar os dispositivos e sua localização topográfica no vade mecum, pois estaremos acostumados com ele.

A legislação que não tem no seu vade pode ser obtida no site do planalto. Nesse caso, vale imprimir e ler a legislação impressa. Lembre-se que, no geral, as bancas permitem que o candidato leve legislação impressa que não tenha no seu vade mecum, desde que seja obtida do site oficial do planalto e não tenha anotações ou rasuras.

Rafael, como me organizo ou me mantenho motivado para ler a legislação todos os dias?

Para aqueles que possuem dificuldades ou acham que ler legislação é muito chato, monótono, tudo começa por elencar metas de leitura! Como um bom coach eu tenho que destacar que tudo passa pela meta! Lance todo dia um desafio, uma meta diária, por exemplo: ler 15 artigos da Constituição e 30 artigos do Código Civil.

Se precisarem de ajuda acho bem interessante uma tabela do Plano de Leitura de lei seca do Prof. Nayron Toledo, chamada “Planilha Lei Seca todos os Dias”, que você pode obter clicando aqui ao lado (plano-leitura-lei-seca-3meses) .

Essa tabela traz metas diárias de leitura  que eu reputo bem interessante e que podem auxiliar em um ciclo de 3 meses com leitura todos os dias da legislação.

Essas meta pode ser cumprida dedicando 40 minutos ou 1 hora de leitura por dia. Não é muito e pode ajudar a fazer a diferença na prova objetiva!

Portanto, foco na legislação!! Não subestime o poder do estudo da lei seca para sua aprovação na prova objetiva!

Espero ter ajudado a todos que se preparam para enfrentar as questões objetivas! Estudem com foco e determinação pois a aprovação está mais próxima do que você imagina!

Abraço e contem comigo!

Rafael Bravo                                                                                                                                                                                       em 09/07/2018.

Instagram: @rafaelbravog

e-mail: rafaelbravo.coaching@gmail.com

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+
The following two tabs change content below.
Defensor Público Federal, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mestre em Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado pela PUC-Rio, membro suplente da Banca de Direito Penal, Processo Penal e Penal Militar do 5º Concurso Público para ingresso na carreira de Defensor Público Federal - DPU/2015. Foi aprovado aos 24 anos, com apenas um ano de estudos no concurso da DPU em 2010.

Latest posts by Rafael Bravo (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *